sábado, 11 de setembro de 2010

Como ser legal


Por Gabriela Alice Oliveira do Nascimento (usuária da biblioteca)

Nick Hornby, nascido em 1957, tem obras muito criativas (ao menos as que li). Sabe aquele livro que você começa a ler e não consegue parar? Então os livros do Hornby são assim.

“Como ser legal” ao contrário do que possam pensar não é um manual de instruções com dicas de como ser legal. É uma crítica, uma auto-reflexão, Kate Carr tem um marido, David, excêntrico e estúpido (não que ela não seja) e dois filhos, Molly e Tommy, que acabaram herdando a excentricidade do pai, que é colunista de um jornal e escreve de um jeito maldoso.

Ao longo da história Kate decide separar-se, mas desiste e volta ao lar e David descobre que está sendo traído, ao chegar em casa Kate estranha a calma e a perplexidade do marido que deixa de ser um antipático e se torna um pai exemplar , cuidadoso, e um marido amável.

Kate então vê sua vida se tornar um verdadeiro inferno, por conta do marido querer ajudar todas as pessoas necessitadas do mundo num estalar de dedos. Kate fica em dúvida se seu casamento era sem graça mesmo ou o problema era David e agora ela é a única cínica da história, esse fato faz ela se questionar: “será que eu sou legal?”

Livro: Como ser legal
Autor: Nick Hornby
Editora: Rocco
Ano: 2002

"É a minha família penso só nisso, depois penso: eu posso fazer isto, posso viver esta vida posso, posso. É uma centelha que quero insuflar, uma faísca de bateria pifada, mas no momento errado entrevejo o céu atrás de David, e vejo lá fora não há absolutamente nada." (HORNBY, 2002, p. 367)

2 comentários:

  1. Oi Gabi,
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro. ;-)
    Valeu, obrigada!
    Beijos,
    Charlene

    ResponderExcluir
  2. oi eu nao terminei este livro mais um pouquinho que li é muito engraçado ... vale a pena termina bjs rebeca kimberlyn

    ResponderExcluir

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner