terça-feira, 28 de setembro de 2010

Anne Frank


Por Gabriela Alice Oliveira do Nascimento (usuária da biblioteca)

Esta é a primeira obra que leio e gostei muito, por que o texto é feito para crianças e aborda um fato interessante da segunda guerra mundial e isto ajuda as criancinhas a se interessarem por história de um modo mais divertido e sem estresse!

O livro é uma biografia de uma garotinha judia na segunda guerra mundial. Anne sofre preconceitos na escola. E quando a guerra chega começa uma perseguição aos judeus. O pai de Anne foge para um anexo, e a menina acaba sem ter como conversar, pois deviam ficar em silencio, e então ela passa a escrever em seu diário, lá ela escreveu todos os seus sentimentos, medos, inseguranças e a paixão que estava sentindo por seu amigo, que também morava no anexo, e o que pensava de Hitler!

A história não tem um desfecho muito agradável...Mas não vou contar, se não acaba a surpresa. Então ficaram curiosos? Se ficaram leiam o livro!!!

Texto que me cativou foi...

“Vejo nós oito, no anexo, como se fossemos um retalho de céu azul rodeado por nuvens negras e ameaçadoras. O trecho perfeitamente redondo onde estamos ainda é seguro mas as nuvens se aproximam, e o círculo entre nós e o perigo que se aproxima está cada vez se apertando mais. Estamos rodeados por escuridão e perigo, e em nossa busca desesperada de uma saída vivemos nos chocando um contra os outros. Olhamos as lutas lá embaixo e a paz e a beleza lá em cima. Enquanto isso somos cortados pela massa de nuvens, de modo que não podemos subir nem descer. Ela paira diante de nós como uma parede impenetrável, tentando nos esmagar, mas ainda não conseguindo. Só posso chorar e pedir “Ah, circulo, círculo, abra e nos deixe sair!’’

Noite de segunda-feira oito de novembro 1943 o diário de ANNE FRANK


Título: Anne Frank
Autor: Josephine Poole*
Editora:SM

*Autora Josephine é uma renomada autora de obras infanto-juvenis.

Um comentário:

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner