sexta-feira, 3 de setembro de 2010

As Crônicas de Nárnia e uma viagem de volta à infância

No nosso último encontro do Clube da Leitura viajamos de volta para a nossa infância, a Flávia foi a nossa guia, através do livro “O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa” podemos nos transportar para o mundo em que as crianças vivem e que são tão felizes ao lado personagens místicos que só encontramos quando estamos nessa fase.

“O Leão, a feiticeira e o Guarda-roupa” faz parte das “Crônicas de Nárnia”, uma coleção de sete livros que reúne várias histórias sobre o fantástico mundo de Nárnia, em que quatro crianças vivem aventuras e em muitas delas são salvas por Aslan, o grande leão.

O Guarda-roupa é o portal de acesso do nosso mundo para Nárnia que encontra-se num inverno tenebroso e nunca chega o natal porque uma malvada feiticeira domina o lugar e impede que todos sejam felizes. Mas, existe uma profecia de que quando quatro crianças filhas de Adão e filhas de Eva aparecerem o reinado da feiticeira terminará e Aslan reinará novamente. Para impedir que isso aconteça a feiticeira e seu exército fazem de tudo.

“As Crônicas de Nárnia” é uma coletânea que pode ser lida em qualquer idade, pois reúne muitas histórias, símbolos que faz conexões principalmente com o universo da infantil. No Nosso Clube começamos a nos lembrar de situações em que seres fantásticos eram reais. Abaixo transcrevo o que cada um dos participantes relatou:

“Além de acreditar em papai-noel e coelho da páscoa, uma vez eu vi 3 duendes dentro do meu quarto, me olhando à noite.” Flávia


“Eu acreditava em boneca assassina, tinha medo de uma boneca que minha mãe herdou da minha vó.” Vanessa
“Acreditava que Charlie Chaplin ainda era vivo e que um dia iria conhecê-lo.” Juliana




“Quando eu era criança participava de uma ‘guangue’ e brincávamos de ter uma casa na árvore, ali viajávamos por histórias e lugares”. Érica



“Eu acreditava que o Peter Pan existia de verdade e que eu poderia ir morar na terra do nunca. Até deixava minha janela aberta para ele vir me buscar e colocar o pó mágico para eu poder voar.” Charlene


“Eu sempre queria ser a fada enquanto todas as meninas queriam ser princesas”. Solange

Depois desse retorno ao nosso mundo infantil ficamos ainda com mais vontade de ler ou reler “As crônicas de Nárnia”, lembrando que em dezembro vai estrear no novo filme da série “A viagem do Peregrino da Alvorada”, enquanto ele não chega as telonas que tal dar uma passadinha por aqui para ler o livro? (Segue o trailer para vocês ficarem com água na boca)







2 comentários:

  1. Aos membros do nosso Clube da Leitura...adorei nossa viagem a terra da fantasia...meu obrigada a Esp. Flavia por nos propiciar tal viagem...e por estes momentos que o CEU Azul da Cor do Mar é tão especial....
    Obrigada à todos!

    ResponderExcluir
  2. eu adoro isso porque é muito legal,dirvetido e espesial de mais com assim o meu mundo da minha cabeça fica mai divertido e interesso para os livro stephany tcha!!!!

    ResponderExcluir

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner