terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Menino Marrom e a Menina Bonita do Laço de Fita




O livro "O menino Marrom" do Ziraldo faz sucesso o ano inteiro aqui na Biblioteca. Tem um grupo de adolescentes que o lê todos os dias. A criançada ao ver o desenho da capa já vai logo dando um nome para o Menino Marrom, geralmente o de um amigo que se parece com ele. Um dia um garoto, desses muito espertos, pegou o livro e disse: "Tia, o Menino Marrom é o namorado da Menina Bonita do Laço de Fita"!

Achei muito interessante a associação que ele fez de dois personagens de livros diferentes, um do Ziraldo, que já falamos, e o outro da Ana Maria Machado que é o "Menina Bonita do Laço de Fita". Esse último é um livro bem bacana que conta a história de um coelhinho, bem branquinho, que quer descobrir o segredo da Menina Bonita, que é ter a pele tão pretinha e que ele admira muito.

Esses dois livros tratam da diferença, com a poesia e a curiosidade da criança. No dia 20 de novembro vamos comemorar o Dia da Consciência Negra. Uma data para nos lembrarmos que somos diferentes, mas não desiguais. Os dois livros que falamos aqui são de ficção, porém nos ajudam a refletir sobre isso. Fica a dica!

2 comentários:

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner