terça-feira, 7 de abril de 2009

Páscoa

As origens do termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais, principalmente para os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz". A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach (Peseach), significa a passagem da escravidão para a liberdade.

A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.


A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.



Símbolos da Páscoa


O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data. Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida.


O Coelhinho da Páscoa

Este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Para a igreja, sua imagem, simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.


A Cruz da Ressurreição

Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.




O cordeiro

Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.


O Pão e o Vinho

Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.


O Círio

É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".


Feliz Páscoa em várias línguas









Tem toda uma história por trás dos deliciosos ovinhos de chocolate, os famosos "ovos de páscoa" e para quem quiser saber mais
informações entre nos sites abaixo
:

http://www.ocoelhodapascoa.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Páscoa
http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm
http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Pascoa/pascoa.htm

3 comentários:

  1. a páscoa tem um significado muito,muito importante para nós porque é vida é paz e amor e também porque fala de uma pessoa muito importante que é jesus nosso salvador que morreu por nós e que nos ama muito muito e nós devemos e a ele devemos nossas vidas em tão FELIZ PÁSCOA matheus ferreira machado.

    ResponderExcluir
  2. a páscoa foi muito bom eu ganhei 4 ovos um da minha tia um da minha madrinha um do meu padrinho e do meu pai. Viviane

    ResponderExcluir
  3. minha páscoa foi muito legal guanhei 8 ovos de páscoa minha tia mideu e meu papai e minha vovó e minha mamãe e minha madrinha e meu primo e meu padrinho e meu vovô asinado stephany

    ResponderExcluir

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner