domingo, 15 de agosto de 2010

Espaço de cultura

Por Bernardete Marcelino (gestora do CEU Azul da Cor do Mar)


A biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar tem seus frequentadores fiéis, mas conta com as atividades alternativas desenvolvidas pelos especialistas em informação técnicas culturais e desportivas/Biblioteconomia, tais como a Hora do Conto atendendo as crianças da EMEI ou CEI,atividade esta que merece elogio e admiração.

Atividades que ampliem o mundo da escrita e da leitura perpassam pelo simples fato de catalogar livros,emprestar ou selecionar implica num agir que pula os muros e paredes deste espaço chamado biblioteca.

Todo esse trabalho desenvolvido com tanta qualidade demonstra e confirma o quanto sabemos a responsabilidade social que assumimos ao estar em espaços públicos como o CEU...precisamos divulgar ao mundo como é composta esta equipe e qual é nosso trabalho.

A comunidade tem que se conscientizar e se apropriar deste lugar de produção de cultura e conhecimento.A biblioteca faz parte do Núcleo de Ação Cultural,que hoje conta com dois coordenadores cuja formação superior proporciona as ações de orientar,articular e planejar com esses especialistas/biblioteconomia,ou seja, os três bibliotecários ,também formados..que explicito aos quatro cantos a qualidade destes funcionários.

É domingo, o Fantástico na TV e eu, gestora do CEU Azul da Cor do Mar, escrevo e expresso a lembrança de olhinhos brilhantes ao ver e ouvir contos folclóricos viajando com sacis e curupiras na tarde de sexta -feira...treze, quinta doze e sábado catorze...como é prazeroso verificar que nosso sonho tem sido sonhado por muitos...com certeza essas crianças serão leitores diferentes e viajarão de Camões à Lispector...ou talvez de Saramago à Paulo Coelho..mas de tudo teremos a certeza que este espaço de cultura não ficará na memória como uma simples Biblioteca para muitos...adultos do EJA já viveram saraus, adolescentes já viveram concursos de poesias, grafitagem, boliche de parlendas, debates, crianças contos, professores pesquisa, especialistas de educação fisica o clube da leitura...e eu professora da rede pública, hoje gestora a oportunidade de ver o quanto é possível abrir as portas e horizontes através da leitura. O quanto podemos produzir cultura nesse espaço. Espaço de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner