terça-feira, 13 de novembro de 2012

Alargando os horizontes das crianças do Morro do Alemão

Quando nós moradores da cidade de São Paulo ouvimos falar do Morro do Alemão a primeira coisa quem na nossa cabeça é a imagem dos agentes do BOPE e do exército brasileiro subindo o Morro durante o processo de pacificação que se iniciou em 2010 e amplamente noticiado nos principais veículos de informação do Brasil e do Mundo. 
 
 
 
O Complexo do Alemão é formado por 20 comunidades, são cerca de 14 favelas, uma população de aproximadamente 140 mil pessoas que convivem com todos os problemas e desafios da periferia, inclusive com o estigma de que no Morro só tem bandido, o que com certeza sabemos que não é verdade.
 
 
 
Otávio Junior, um rapaz negro, que nasceu e se criou no Morro do Alemão teve uma grande e brilhante ideia: aproximar as crianças do Morro do Alemão dos livros, seu objetivo era alargar o universo dessas crianças que estava limitado a vivência no Morro. Essa aventura não foi fácil, pois o próprio Otávio estava muito distante dos livros, o primeiro contato que ele teve com um livro foi quando encontrou um jogado no lixo ao lado do campinho de futebol do bairro.
 
 
 
Mas, ele tinha um sonho e não mediu esforços para transformá-lo em realidade, até no Programa Caldeirão do Huck foi para conseguir recursos para o Projeto Leitura é 10 - Leia Favela, também ganhou o Prêmio Faz Diferença, do Jornal O Globo, em 2008, além de outros. Hoje ele é uma personalidade da Comunidade e adora morar no Morro e viver de "Leitura".
 


 
Quer saber como tudo isso aconteceu? Leia o livro "O livreiro do Alemão" de Otávio Junior aqui em nossa Biblioteca, com certeza ele irá inspirá-lo a superar seus próprios desafios e quem sabe ajudar a transformar nosso Bairro através da Leitura?
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner