terça-feira, 13 de novembro de 2012

Clube de Leitura no Centro Cultural São Paulo

Em Julho de 2012 o Clube de Leitura dos Adolescentes fizeram uma divertida a Gibiteca Henfil no Centro Cultural São Paulo.
 
O Centro Cultural São Paulo foi criado em 1982 e oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, além de manter sob sua guarda expressivos acervos da cidade de São Paulo: a Coleção de Arte da Cidade, a Discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, o Arquivo Multimeios e um conjunto de bibliotecas que ocupa uma área superior a 9 mil m².
 
O Centro Cultural fica à cerca de 30 kilômetros de nossa comunidade, fizemos todo o percurso através do transporte público (trem e metrô), essa foi a primeira vez que as crianças estiveram no Centro, para algumas delas essa também foi primeira vez que utilizaram o trem.
 
A visita foi muito proveitosa a Bibliotecária Solange apresentou o acervo do Gibiteca e explicou que as crianças poderiam levar os livros e gibis do Centro Cultural emprestados com o cartão do leitor do CEU. Ao ir embora todos ficaram com um gostinho de quero mais...
 
A partida
 
A estação
 

 
 
 
  
Despedida

Nossa Biblioteca na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

 Seguindo a linha de atualizações do nosso Blog, nossa Biblioteca esteve na última Bienal Internacional do Livro apresentando o Projeto do Clube de Mães Leituras no Stand da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Todos os visitantes da Bienal amaram o Projeto e ouviram atentamente a história que a Coordenadora de Projetos da Biblioteca Tatiane contou. Também estiveram conosco as participantes do Clube de Leitura Michele e Carla, além da nossa Gestora Bernardete.

Galera do CEU Azul da Cor do Mar na Bienal
 
 Coordenadora Tatiane falando sobre o Projeto
 
Carla, Bibliotecária Solange e Micheli
Integrantes do Clube de Leitura
 
Tatiane dando entrevista para a Imprensa Jovem
 
 
Bibliotecária Solange, Maria e Josi
 
Geneuza falando sobre o Projeto

A Gestora Bernardete falando
sobre os Projetos da Biblioteca e do CEU
 
Bibliotecárias Cássia, Charlene e Gestora Bernardete

Alargando os horizontes das crianças do Morro do Alemão

Quando nós moradores da cidade de São Paulo ouvimos falar do Morro do Alemão a primeira coisa quem na nossa cabeça é a imagem dos agentes do BOPE e do exército brasileiro subindo o Morro durante o processo de pacificação que se iniciou em 2010 e amplamente noticiado nos principais veículos de informação do Brasil e do Mundo. 
 
 
 
O Complexo do Alemão é formado por 20 comunidades, são cerca de 14 favelas, uma população de aproximadamente 140 mil pessoas que convivem com todos os problemas e desafios da periferia, inclusive com o estigma de que no Morro só tem bandido, o que com certeza sabemos que não é verdade.
 
 
 
Otávio Junior, um rapaz negro, que nasceu e se criou no Morro do Alemão teve uma grande e brilhante ideia: aproximar as crianças do Morro do Alemão dos livros, seu objetivo era alargar o universo dessas crianças que estava limitado a vivência no Morro. Essa aventura não foi fácil, pois o próprio Otávio estava muito distante dos livros, o primeiro contato que ele teve com um livro foi quando encontrou um jogado no lixo ao lado do campinho de futebol do bairro.
 
 
 
Mas, ele tinha um sonho e não mediu esforços para transformá-lo em realidade, até no Programa Caldeirão do Huck foi para conseguir recursos para o Projeto Leitura é 10 - Leia Favela, também ganhou o Prêmio Faz Diferença, do Jornal O Globo, em 2008, além de outros. Hoje ele é uma personalidade da Comunidade e adora morar no Morro e viver de "Leitura".
 


 
Quer saber como tudo isso aconteceu? Leia o livro "O livreiro do Alemão" de Otávio Junior aqui em nossa Biblioteca, com certeza ele irá inspirá-lo a superar seus próprios desafios e quem sabe ajudar a transformar nosso Bairro através da Leitura?
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Participe!!!


sábado, 10 de novembro de 2012

Cada um traz um livro consigo...

Uma vez ouvi uma bibliotecária dizer que cada pessoa é um livro e temos que aprender a ler nossa própria história. Achei esse pensamento bonito e também bela foi a atitude da Bibliotecária Solange ao se fantasiar de livro para convidar os Especialistas em Educação Fisica do CEU Azul da Cor do Mar a participarem do Clube de Leitura em 2012, ao som de "Ai se eu te pego".





 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner