quarta-feira, 26 de maio de 2010

O que você está lendo???


Se existem na Internet redes sociais sobre cinema, política, culinária e até sobre “o que você está fazendo?” (como o Twitter), por que não existiria uma sobre livros?
Para nossa alegria (e crescimento) elas já existem!
Em um ambiente como a Internet, que tornou a leitura uma prática superficial, essas redes sociais colocam esse hábito na vanguarda do mundo virtual. Funcionam com estrutura semelhante à de outros sites de relacionamento. O usuário se cadastra e a partir daí tem um perfil em que pode colocar sua foto, informações pessoais e preferências literárias. Em sua estante virtual coloca livros que podem ser escolhidos do catálogo do site. Esse catálogo, em um trabalho colaborativo, é alimentado e corrigido pelos usuários e desenvolvedores do site constantemente.
A comunidade se faz presente através dos comentários, resenhas e feedback. Há espaço para amigos e seguidores, para fazer comentários sobre leituras passadas, presentes, futuras e desejadas, e ainda fóruns para debate. Há também a possibilidade de realizar trocas de exemplares com outros usuários, organizar reuniões virtuais e reais, fazer novas amizades. Algumas redes têm parcerias com editoras e livrarias, o que pode ser também um benefício para os usuários.
Aqui apresentamos algumas das redes estrangeiras e tupiniquins. Se o Orkut/Facebook/Twitter fazem sucesso (quase sempre) pelo fútil, essas redes podem te dar bons motivos para entrar em mais uma rede social...

As estrangeiras:

http://www.goodreads.com
http://shelfari.com
http://librarything.com (essa é estrangeira, mas tem uma versão brasileira: http://br.librarything.com )

As brasileiras:

http://www.skoob.com.br
http://www.olivreiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner