quarta-feira, 24 de março de 2010

Poesias Campeãs


O Edson de Araújo, diretor, ator, poeta e também parceiro da Biblioteca, foi o nosso jurado para selecionar as poesias campeãs. (Clique
aqui para saber mais do Edson e suas criações.) Os critérios para avaliação foram: aplicação do tema, ritmo e rima, coesão e coerência, noções de língua portuguesa, maneira como o texto poético foi sendo discorrido, expressão dos sentimentos, utilização de metáforas e jogo com as palavras. Como a qualidade das poesias estava acima da média, houve empate técnico no primeiro e segundo lugar. Agora, chega de blá blá blá e vamos às campeãs:
  • 1º lugar no I Concurso de Poesia do CEU Azul da Cor do Mar


A CRIANÇA ABANDONADA

Luis Carlos dos Santos

Quando vejo a criança pela rua
A ficar no farol e jogar bola
A pedir, a roubar, e cheirar cola
Da pra ver que a miséria continua
Os políticos somente tumultuam
Só prometem e não cumprem seu dever
Deixam as pobres crianças padecerem
Vivendo e dormindo na calçada
Quando vejo a criança abandonada
Tenho raiva dos homens do poder
Minha filha não é mais pequenina
Ela vive com a mãe e com o pai
Pra escola à noite ela vai
Isso é parte da sua rotina
É uma moça, já não é mais menina
Eu cuido dela com muito prazer
Dependendo de mim ela vai ser
Professora, Juíza, Advogada
Quando vejo a criança abandonada
Tenho raiva dos homens do poder


COISAS QUE TENHO, NÃO TENHO E QUERIA TER

Ruan de Oliveira Ribeiro

Eu tenho uma prima,

Que só chupa laranja lima!

Eu tenho um amigo,

Que já foi meu inimigo!

Eu tenho um irmão,

Que mora lá no Japão.

Eu não tenho gato,

Nem rato, nem pato,

Mas tenho um cachorro

Que é o “mó” barato.

Queria ter uma bicicleta,

Pra eu me tornar um atleta.

Queria ter um avião,

Para eu ir lá no Japão

Queria ter um celular,

Pra eu te ligar.



  • 2º lugar no I Concurso de Poesia do CEU Azul da Cor do Mar


MOMENTO

Bianca Santos
A melhor coisa é ficar
Sozinha pensando,
Pensando nas coisas que me acontecem
ou que poderiam acontecer a cada dia.
Olhando para as paredes
Pensando em algo pra escrever
Ouvindo canções para surgir
Inspiração para descrever
As coisas que me passam pela cabeça
e transformar em música.
Não sou poeta, nem compositor
Só alguém que precisava
Escrever.



SENTIMENTOS

Ellen V. da Silva

Hoje o sol não iluminou os céus

As noites foram as mais frias

Sinto que o ar não é o mesmo

Os ventos levaram a felicidade

O silêncio chora por si,

As lágrimas surgem...

Por um segundo me encontro num abismo

Aguardando a sua volta

A noite caindo

E pensamentos me perturbam

A solidão agora me faz companhia

Lembro-me de tua voz...

Ouço o teu canto,

São apenas delírios

Estranha atração,

Desejos desconhecidos

Agora por fim, não posso controlar:

Feridas que nunca existiram

Se abrem em mim


  • 3º lugar no I Concurso de Poesia do CEU Azul da Cor do Mar


CRIANÇA...

Nathalia Alves Cardoso

Criança brinca
Criança rola
Criança ama jogar bola
Criança fala
Criança briga
Criança, você é uma maravilha
Criança amorosa
Criança espetacular
Criança igual a você
Nunca vou encontrar
Criança alegre
Criança metida
Criança intrometida.


  • Menção Honrosa no I Concurso de Poesia do CEU Azul da Cor do Mar

SIMPLES ASSIM


Não perca tempo,

Ame,

Se só Estiver,

Chame,

Bagunçaram tudo,

Reclame,

Se perdão não bastar,

Clame,

Não entendeu,

Atenção,

Sangue a correr,

Pulsação,

Quer sentir,

Coração,

Para respirar,

Pulmão,

Pra não acabar,

Cuidar,

Evitar padecer,

Pensar,

Uma satisfação,

Trabalhar,

Fugir da dor,

Amar,

Ao vê-lo triste,

Divertir,

Com o próximo,

Dividir,

Fazer piada,

Sorrir,

A liberdade pede,

Sair,

Sem entristecer,

Sim,

Nome coreano,

Kim,

Doce lembrança,

Quindim,

Para terminar,

Fim.

Henrique (Barraco das Idéias)



Um comentário:

  1. eu queria ver poesia comas palavras(mar,céu azul,sol) não queria saber quem ganhou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!tô pedindo muito??????
    obrigada pela atenção!!!!!!!!!
    boas poesias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner