sexta-feira, 12 de março de 2010

12 de Março - Dia do(a) Bibliotecário(a)


Olá Galerinha!!!!


Vocês sabiam que no dia 12 de março é comemorado Dia do(a) Bibliotecário(a)????


No Brasil, o Dia do(a) Bibliotecário(a) foi instituído pelo decreto nº 84.631, de 14/4/1980, junto com a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Esse dia foi escolhido em homenagem ao Bastos Tigre que foi jornalista, poeta, humorista, redator publicitário, autor teatral, filatelista, engenheiro eletricista e finalmente Bibliotecário. Manuel nasceu no dia 12 de março de 1882.


Em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.

Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal.

Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.


Esse Bibliotecário, por vocação, trouxe grande contribuição social e cultural para o nosso país, por motivo, a data de seu nascimento foi escolhida para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do Brasil.


Maiores informações:





2 comentários:

  1. matheus ferreira machado31 de março de 2010 às 12:28

    a biblioteca céu azul da cor do mar está de parabéns de nota 10.00

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Matheus, você sabe que é sempre muito bem-vindo aqui. Beijos.

    ResponderExcluir

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner