quarta-feira, 27 de abril de 2011

Luís Câmara Cascudo e as Lendas do Folclore Brasileiro



Por Érica Ferreira (membra do Clube de Leitura "Vírus Literário")


No Clube de Leitura "Vírus Literário" lemos os alguns contos do Câmara Cascudo, que são: A princesa de Bambuluá, O papagaio real, O couro de piolho, O compadre da Morte etc. Descobrimos que o Câmara ouviu essas históias de várias pessoas e públicou em vários livros.


Um dos contos que eu mais gostei foi "O compadre da morte".


"Diz que era um homem que tinha tantos filhos que não achava mais quem fosse seu compadre. Nascendo mais um filho, saiu em busca de quem poderia apadrinhar a criança, e então o homem deu de cara com a Morte. Ele propôs a Morte apadrinhar o seu filho, a Morte aceitou.


A Morte queria dar um presente para o seu afilhado e pensou que era melhor enriquecer o seu pai..."


Para saber o final dessa história venha na Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar e peça o livro "Contos tradicionais do Brasil" de Luiz Câmara Cascudo e aproveite e participe conosco de nosso Clube de Leitura são todas as quartas-feiras às 15h.



Quem foi Câmara Cascudo?


Por Maria de Jesus (Professora da Sala de Leitura e membra do Clube de Leitura Vírus Literário)


Câmara Cascudo foi um Folclorista brasileiro, nasceu no Rio Grande do Norte. Dedicou boa parte do seu tempo ouvindo histórias que o povo das redondezas contavam. Possui uma vasta obra literária na qual ressalta os costumes do homem do campo, o cenário de suas histórias é sempre a região do Nordeste, pois faz questão de valorizar a cultura do povo nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner