quinta-feira, 29 de julho de 2010

Fique ligado na Programação de Agosto!

Em Agosto todo mundo sabe que é o mês do Folclore Brasileiro e para comemorar a Biblioteca preparou um programação toda especial para você. Confira:


De 02 a 31 de Agosto:
Exposição - quadrinhas, advinhas, parlendas, livros e personagens do folclore brasileiro

Hora do Conto: Saci Pererê e os Dez Sacizinhos (Tatiana Belinky)
03, 10 e 17 de Agosto para CEI e EMEI com horários previamente agendados.



Hora do Conto e Oficina de Origami com os personagens do Folclore
14 de Agosto (sábado) às 14 horas para comunidade

Gostar ou não gostar?


Ontem aconteceu o II Encontro do Clube da Leitura de nossa Biblioteca, foi um momento delicioso, e não estou falando apenas dos chocolates que comemos (risos). A bibliotecária Solange iniciou falando sobre gostar ou não gostar de determinados autores, genêros literários, tipos de textos e como é importante primeiro conhecer para depois com autoridade dizermos que não gostamos.
Depois compartilhamos nossas experiências desastrosas com os livros (sim, caro amigo, existem experiências desastrosas com os livros e tenho certeza de que você já passou por pelo ou menos uma delas). O livro que a princípio julgamo ser ótimo, seja pelo título, resumo da obra, indicação de amigo, no decorrer da leitura demonstra ser horrível. Não porque o livro seja ruim, mas porque nós não gostamos do que estamos lendo, o que é ruim para um é ótimo para outro, a frustração faz parte do processo de conhecimento e amadurecimento literário.
Uma sábia educadora disse uma vez: "Não gostar também faz bem a literatura, pois a pessoa vai procurar o que gosta". E foi isso que aconteceu ontem no nosso Clube algumas pessoas não gostaram do livro que escolheram na primeira vez que leram e foram procurar outro livro de que realmente gostassem.

domingo, 18 de julho de 2010

Clube de Leitura

No início de Junho foram distribuídos convites deliciosos para os Especialistas em Educação Física do CEU para anunciar a formação do I Clube de Leitura da Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar, cujo objetivo é sociabilizar o gosto pela Leitura com esses profissinais e dismistificar que quem gosta de esportes não gosta de literatura.




Nosso primeiro encontro aconteceu na última quarta-feira de Junho, às 13 horas, compartilhamos nossas experiências com os livros, preferências literárias e já selecionamos as obras que gostaríamos de conversar no Clube. O livro escolhido para o próximo encontro é o Analista de Bagé de Luis Fernando Veríssimo. Em breve colocaremos mais informações do nosso Clube.




segunda-feira, 12 de julho de 2010

O Livro da Música

Por Isabela Diefenthäler


O Livro da Música escrito por Arthur Nestrovski
[1] é muito bom. Primeiro porque é escrito de modo extremamente didático, o que o torna bem acessível, depois, narra a experiência do próprio autor no universo da música clássica, o que o torna muito convidativo.


Eu sempre quis entender um pouco de música clássica, mas achava que era uma coisa selecionada para poucos, um universo particular, inatingível.

O livro sutilmente nos faz perceber que isso é bobagem e que a música erudita é pra todos. Com uma escrita clara de quem realmente gosta e entende do que faz, o autor conta casos engraçados, apresenta músicos famosos, instrumentos inusitados e ainda critica a crítica da qual ele faz parte. É sem dúvida agradabilíssimo. Recomendo!

[1] Arthur Nestrovski é um compositor, violonista, crítico literário e musical, escritor e editor brasileiro. Nomeado diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), assumiu a função em 2010.


Vivaldi - Quatro Estações - Inverno



A Bailarina

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

(Cecília Meireles)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Compromisso, rei!!Tempo, rei!!

Compromisso, rei!!
Tempo, rei!!

Compromisso, acordo pelo qual os litigantes sujeitam a abritagem a decisão dum pleito.
Litigar
ter litígio, demanda.

Muitas vezes demoramos a nos tornar litigantes...
Outros apenas assumem a dívida que devem pagar em determinado dia.
Esse compromisso em alguns trabalhos e ofícios se restringem ao pouco que muito achamos dar. Diria que o CEU Azul da Cor do Mar necessita muito mais que compromisso...necessita do ato de comprometer-se...
Esses atos litigantes não conseguem pois requer amor, requer tempo, requer envolvimento, requer querer.
Querer criar,
Querer estar,
Querer deixar marcas...
Nossas marcas, nossas ações que quando partimos deixamos escrito na história do lugar.
Marcas que sentimos quando o Rogério e a Solange forem para o Formosa...e que com certeza escreveram a história da Biblioteca. Outros apenas passaram...

Bernardete Marcelino.
 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner