quinta-feira, 20 de agosto de 2009

22 de Agosto - Dia do Folclore

O termo folk-lore foi criado pelo antiquário inglês, William John Thoms, que nasceu em 1803 e morreu em 1885. Em 22 de agosto de 1846, William propunha o termo como expressão técnica apropriada ao estudo das lendas, tradições e da literatura popular William John Thoms, como era antiquário, associou o folclore às antiguidades populares. O termo também por ser entendido como gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. Folk quer dizer povo, nação família; Lore significa instrução, conhecimento, saber, portanto, Folk-lore ou Folclore quer dizer a ciência ou sabedoria popular.


Adivinhas

1 - Tem barba, mas não é homem; tem dente mas não é gente?
2- Enche uma casa mas não enche uma mão?

3- Tenho casas sem ser bairro, No meu nome casa tenho, Sem ser cão protejo o dono, Que me usa se lhe convenho.

Respostas


1- Alho
2- Botão
3-Casaco



Simpatias e crendices

Para emagrecer: amarrar na cintura, por baixo das roupas, um cordão bem fininho.
Para haver harmonia conjugal: Coloque no quarto de dormir do casal um quadro com o retrato do casamento e todas as noites antes de dormir, olhe para a fotografia e repita: "Nós nos amamos".
Para ganhar na loteria: Arrume uma estrela do mar pequena e num dia de sexta feira
ao meio-dia, colocá-la no bolso direito e no mesmo horário faça o seu jogo ou compre o bilhete. À meia-noite do mesmo dia troque-a de bolso e reze o Pai-Nosso.
Para o cabelo ficar mais forte: Na noite de Lua cheia, corte as pontas do seu cabelo, coloque no tronco da bananeira ou em uma árvore em fase de crescimento.

Brincadeiras populares

Anel (passar o anel)
Os participantes ficam sentados, um ao lado do outro, de mãos postas. Um deles, se
lecionado antes, põe suas mãos juntas e fechadas ao comprido (onde há um anel) dentro das mãos postas de todos os participantes. Numa delas, deixa o anel, sem que ninguém perceba. Aí pergunta a um dos participantes: "com quem está o anel?" Se a pessoa responder certo, toma o lugar de quem passou o anel. Se responder errado, quem está com o anel é quem vai passá-lo.

Batatinha frita
Um participante fica na frente, de costas para os outros, enquanto vai falando alto: -"Batatinha frita, um... dois...três." e vira-se de repente. Enquanto está de costas os outros participantes dão passos para a frente. Quem for visto, enquanto se movimenta, pelo o que está contando, volta ao lugar de início. O que chegar primeiro, passa a comandar para que a brincadeira continue.


Lendas

REGIÃO NORTE - O Boto; Muiraquitã; Origem do Pirarucu; Vitória-Régia; Saci Pererê; Boitatá; Mapinguari; Origem do Peixe-Boi; Capelobo; Caipora e Curupira; Lobisomem; Origem da Mandioca; Mula -Sem-Cabeça; Onça Maneta; Onça-Boi; Origem da Lua; Iara; Origem do Guaraná; Origem do Sol; Diabinho da Garrafa; Cuca; Bicho-Papão; Matina Perêra; Cobra -Honorato.

REGIÃO NORDESTE
- Vaqueiro Misterioso; Mula-Sem-Cabeça; Negro d'água; Cabra Cabriola; Quimbungo; Diabinho da Garrafa; Lobisomem; Cuca; Saci Pererê; Capelobo; Origem da Mandioca; Caipora e Curupira; Bicho-papão; Cabeça -de -Cúia; Bicho-Homem; Alamoa.

REGIÃO CENTRO-OESTE - Saci Pererê; Negro d'água; Caipora e Curupira; Onça -Maneta; Arranca-Línguas; Onçada Mão Torta; Cuca; Lobisomem; Diabinho da Garrafa; Bicho-Papão; Mula-Sem-Cabeça; Mãe-do-ouro;
Pai do Mato.


REGIÃO SUDESTE - Onça-Maneta; Procissão das Almas; Bicho-Papão; Mão de Cabelo; Lobisomem; Caipora e Curupira; Cuca; Bicho-Papão; Saci Pererê; Mula-Sem-Cabeça; Negro d'água; Quimbungo; Diabinho da Garrafa; Porca dos Sete Leitões.

REGIÃO SUL - Saci Pererê; Pegrinho do Pastoreio; Bicho-Papão; Caipora e Curupira; Procissão das Almas; Cuca; Mula -Sem-Cabeça; João de Barro; Gralha Azul; Mão de Cabelo; Pé-de-Garrafa; Lobisomem; Diabinho da Garrafa.



Para aqueles que não sabem Olímpia/SP é considerada a "Capital do Folclore". A cidade está localizada na região do Aqüífero Guarani, em uma região privilegiada no noroeste paulista. Distante a 430 km da capital São Paulo, possui uma área de 804 km e uma população estimada em 50 mil habitantes.
Olímpia também é referência em cultura popular e ostenta o título de “Capital do Folclore”, tendo no Museu do Folclore, um dos mais completos acervos sobre o tema, sendo visitado por estudiosos, pesquisadores e alunos de vários Estados.
A cidade realiza anualmente no mês de Agosto, o “Festival do Folclore” que em 2009 completou 45 anos. O festival é realizado na Praça de Atividades Folclóricas “Professor José Sant’anna”, o único recinto do gênero, conhecido mundialmente e por onde passam durante o festival mais de 150 mil pessoas. O Festival do Folclore de Olímpia é um espetáculo ímpar, que reúne grupos de todos os Estados brasileiros, sendo considerado um dos maiores encontros da cultura brasileira, onde é possível observar e reverenciar as nossas origens e costumes.


Maiores informações e detalhes acessem os sites abaixo:

Fontes:

http://www.folcloreolimpia.com.br/
http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm
http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/Folclore.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore
http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/




8 comentários:

  1. bunba meu boi é uma lenda bem comtada viu isso eu digo para você olha minha professora a credita nasas histórias na da caipora na do bumba meu boi çaçi pererê na do curupira nada iara no boto cor de rosa negro d, aguá e outras histórias fouclorica viu e eu te digo nada disso é verdade bom o nome da minha professra é carla ela é muito legal voutando então é muito legal histórias foucloricas e na verdade eu viviane costo muito de histórias foucloriacas elais são muito legais de ler thau,thau muito braser meu nome é:viviane nascimento silva

    ResponderExcluir
  2. eu gosto do folclore eu faço brincadeira eu gosto saci perere. raiane beijo.

    ResponderExcluir
  3. eu gosto do folclore edo pessoas que eu amo do folclore eu gosto do curupira eu amo a brincadeira e gosto çasi perere. raiane .

    ResponderExcluir
  4. eu gosto do folclore e do pesonagens mulasecabesa e do saci perere e da vitora rege ytalla perreira

    ResponderExcluir
  5. eu gost do tolclore e do isabela

    ResponderExcluir
  6. eu gosto do tolclore e do sasi perere izabela

    ResponderExcluir
  7. meu nome é bruna.
    eu gosto munto
    de pintar e
    dezenar

    ResponderExcluir
  8. uma lenda fouclorica so e lenda ate ser provado que e real ja vi muitas historias de meus avos e nao sei no que agreditar mais acho que a coisas na vida que nao tem por que enventar meu nome e enoque

    ResponderExcluir

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner