No dia 02 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil. E não é à toa não: esse é o dia do aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), que escreveu “O Soldadinho de Chumb”o, “O Patinho Feio” e muitas outras histórias que são consideradas grandes clássicos da literatura infantil e que, com certeza, você já leu ou ouviu sua mãe contar na hora de você dormir.
Já em 18 de Abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil que foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil. Depois das histórias de Monteiro Lobato, os livros infantis e as crianças nunca mais foram os mesmos, e a criançada ficou mais alegre e criativa.
Para quem ficou super interessado em conhecer as obras do Monteiro Lobato, abaixo segue algumas que nós temos na Biblioteca:
- Geografia de Dona Benta
- O minotauro
- Histórias de Tia Nastácia
- Emília no país da gramática
- Aritmética da Emília
- Aventuras de Hans Staden
- Memórias da Emília
- Os doze trabalhos de Hércules
- Serões de Dona Benta
- O Picapau Amarelo
- A reforma da natureza
- Caçadas de Pedrinho
- Dom Quixote das crianças
- Histórias das invenções
- Histórias diversas
- O poço do Visconde
- Peter Pan
- O saci
- A chave do tamanho
- Fábulas
- Reinações de narizinho
- Viagem ao céu
- Negrinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário