segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Lições da Girafa


Dúvida


"Não sei o que esse povo vê de mais na girafa. Se é por causa do pescoço, minha irmã é bailarina e ninguém vai lá em casa jogar pipoca para ela." Beto Murrinha



A Turma da 4ªB do Colégio Platão foi ao Zoológico. Depois do passeio eles votaram no bicho mais legal e a campeã foi a Dona Girafa. A tarefa seguinte foi fazer uma redação sobre a pescoçuda. Tá a fim de conferir todas as engraçadas redações? Então leia o livro "Lições da Girafa" disponível aqui em nossa Biblioteca. Você vai se divertir muito.



Fonte: CUNHA, L.; TAFURI, M. Lições da girafa. Belo Horizonte: Miguilim, 2000.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Nas ondas do Rádio

Nas quintas-feiras dos meses de novembro e dezembro a nossa Biblioteca está servindo de Central de Transmissão da "Rádio Azul". A programação é toda produzida pelos alunos da EMEF do CEU Azul da Cor do Mar, sob a coordenação do Professor Marcos Medeiros.

Amanhã teremos mais um programa que vai levar ao ar: informação, cultura, diversão e muita música. Então, Não Perca, será nos intervalos dos 5º, 6º, 7º e 8º anos.





terça-feira, 17 de novembro de 2009

CEU Azul da Cor da África


O Menino Marrom e a Menina Bonita do Laço de Fita




O livro "O menino Marrom" do Ziraldo faz sucesso o ano inteiro aqui na Biblioteca. Tem um grupo de adolescentes que o lê todos os dias. A criançada ao ver o desenho da capa já vai logo dando um nome para o Menino Marrom, geralmente o de um amigo que se parece com ele. Um dia um garoto, desses muito espertos, pegou o livro e disse: "Tia, o Menino Marrom é o namorado da Menina Bonita do Laço de Fita"!

Achei muito interessante a associação que ele fez de dois personagens de livros diferentes, um do Ziraldo, que já falamos, e o outro da Ana Maria Machado que é o "Menina Bonita do Laço de Fita". Esse último é um livro bem bacana que conta a história de um coelhinho, bem branquinho, que quer descobrir o segredo da Menina Bonita, que é ter a pele tão pretinha e que ele admira muito.

Esses dois livros tratam da diferença, com a poesia e a curiosidade da criança. No dia 20 de novembro vamos comemorar o Dia da Consciência Negra. Uma data para nos lembrarmos que somos diferentes, mas não desiguais. Os dois livros que falamos aqui são de ficção, porém nos ajudam a refletir sobre isso. Fica a dica!

 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner