quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Tia, Papai Noel existe?


Nessa semana natalina estava conversando com uma amiga sobre o Papai Noel. Se era bom ou não incentivar a fantasia do homem que na noite de Natal entrega presentes para as crianças. Não chegamos a uma conclusão, pois em meu ponto de vista a fábula do Papai Noel faz parte da infância, assim como o Coelho da Páscoa, as Princesas, os Monstros, o Saci e tantos outros personagens. Já ela (mais racional) acredita que o Papai Noel é uma forma de enganarmos as crianças fazendo-as acreditar e sonhar com algo que não existe.

Depois desse bate-papo fui pega de surpresa por uma assídua usuária da Biblioteca a me questionar: "Tia, é verdade que o Papai Noel não existe?"

Me senti numa encruzilhada: mentiria alimentando o imaginário criança ou diria a verdade? Mais rápida do que eu uma outra pequena que estava ouvindo a conversa disse rapidamente: "É claro que não! Ele é apenas um homem vestido de Papai Noel". Percebi em seus olhos a decepção, então me propus a ler um livro sobre o Papai Noel do Pedro Bandeira, chamado "Tem um velhinho entalado na chaminé". Logo após leitura ela foi para casa.

Depois de alguns dias ela retorna dizendo que tinha ido ao shopping e visto o Papai Noel e tinha conversado com ele. "E o que você disse para ele?" perguntei. "Disse que queria uma bicicleta de presente e que tinha lido o livro dele na Biblioteca esses dias".

Moral da história um dia todos crescemos e deixamos de acreditar no bom velhinho, mas enquanto esse dia não chega existem os livros para nos levar para um outro mundo onde tudo é possível até o Papai Noel ficar entalado numa chaminé de papelão.

Feliz Natal para todos!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Quilombo da Poesia












No dia 20 de novembro de 2008 foi o dia nacional da "Consciência Negra" e a nossa Biblioteca não poderia ficar de fora das comemorações.

Fizemos um convite para toda comunidade para vir até a nossa Biblioteca cultivar a "consciência".
Logo na entrada havia o Quilombo da Poesia... poetas negros se valeram de seus dons artísticos para representar a dor, a alegria, as lutas e vitórias dos negros brasileiros.

Dentro da Biblioteca resgatamos personalidades negras que fizeram/fazem parte da história brasileira e mundial.

O filme "Kirikou e os animais selvagens" levou-nos as distantes terras africanas e lá conhecemos o pequeno Kirikou que com sua inteligência salvava a tribo da terrível feiticeira.

Também conhecemos um conto ângolano chamado "A serpente de Olumo" onde um jovem guerreiro teve que decidir com qual de suas duas amigas iria se casar até que uma serpente o ataca levando-o a morte. As duas amigas demonstram o amor que sentem pelo guerreiro tentando trazê-lo de volta a vida ou o morrendo junto com ele. Bom, o resto da estória vocês terão que conferir no próprio livro.


Conhecendo...

No mês de outubro de 2008, mês internacional da biblioteca escolar, os alunos da CEI, EMEI e EMEF foram convidados a fazer uma visita monitorada, pelos bibliotecários, à Bibioteca.
Os pequenos ouviram lindas estórias da Paula e o Edson e os adolescentes tiveram o gosto pela leitura despertado através de uma seleção de livros que tinham a ver com os gostos pessoais deles.
Nessas visitas pedimos para que eles completassem a frase: “Quando leio eu...” as respostas foram as mais inusitadas. Para conferir basta assistir ao vídeo abaixo:

Era uma vez...



Num bairro muito distante do centro da cidade de São Paulo,chamado Jardim Vila Nova, viviam pessoas simples e acolhedoras, mas que se sentiam excluídas da vida da Cidade por não terem equipamentos públicos de cultura e lazer.
Um belo dia foi construído, pela Prefeitura de São Paulo, o Centro Educacional Unificado, também conhecido como CEU. O CEU do Jardim Vila nova recebeu o nome poético de CEU Azul da Cor do Mar, lá as pessoas podem ir ao teatro, assistir filmes, participar de aulas de dança, artes, ter acesso à Internet entre outras atividades. Mas, ainda faltava uma coisa muito importante, algo que despertasse a imaginação e os levasse a lugares nunca antes visitados, faltava a Biblioteca.
Por isso, no dia 27 de Outubro de 2008, foi inaugurada a Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar. A inauguração teve direito a um delicioso café da manhã para comunidade e contou com a presença de pessoas importantes para CEU, como a gestora Bernadete, os diretores das Escolas do CEU, coordenadores de núcleos e os alunos da EMEI.
A alegria de todos foi contagiante, pois agora o CEU estava completo, nascia mais um equipamento público de lazer, informação e cultura.


 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner